Sistema da Riosoft une católicos em instituições visitadas pelo Papa
Sugestão de pauta
Santuário de Aparecida e hospital administrado pelo Lar São Francisco de Assis utilizam o Apolo, da Riosoft, para gerenciar rotinas
São José do Rio Preto – A visita do Papa Francisco ao Brasil está emocionando muito a comunidade católica. Nessa semana, ele visitou o Santuário de Aparecida e o Hospital São Francisco na Providência de Deus, na Tijuca, no Rio de Janeiro. As duas instituições têm em comum o sistema que utilizam no gerenciamento de suas rotinas, o Apolo, da Riosoft, empresa de software com sede em São José do Rio Preto.
A entidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, de Jaci, criada e administrada pelo frei Francisco Belotti, é mantenedora de 60 obras assistenciais espalhadas por São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro e Haiti, além do hospital visitado pelo Papa. A entidade utiliza o Apolo em suas unidades desde 2009. Já a Rede Aparecida, do grandioso Santuário de Aparecida, local que recebeu nesta quarta-feira a visita do Papa Francisco, usa o sistema da Riosoft desde 2006. Nos veículos de comunicação da Rede Aparecida, a Rádio e a TV Aparecida, o trabalho de divulgação é centrado nessa poderosa força que une os cristãos em um dos principais locais de peregrinação religiosa no país.
E o gerenciamento das diversas necessidades de toda essa estrutura está cada dia mais moderno. Acompanhando os processos de informação, a Rede Aparecida tem o sistema Apolo, da Riosoft, como parceiro dessas tarefas, agilizando e otimizando as rotinas, tornando melhores as relações internas e, principalmente, com os fiéis.
Interligando todos os setores
A parceira com a Riosoft para implantação do Apolo começou em 2006. Júlio César dos Santos, analista de sistemas, foi responsável pela implantação do Apolo na Rede Aparecida. “Em 2006, foi feita uma pesquisa no mercado para definir o sistema para a Rede e a exigência inicial era comportar a interligação entre os setores. Após levantamento de custos e benefícios, avaliado por uma comissão de diretores da entidade, eles se decidiram pelo Apolo”.
Agilidade e ganho de tempo
Sem a informatização da Rede, cada setor estava isolado. “Foi difícil a implantação, mas todos se ajudaram e deu certo. O setor de compras e estoque rodou primeiro”, lembra Santos.
Luciano Alberto Alves Vieira, coordenador do Departamento de Compras e Estoque, explica que, antes da implantação do Apolo, todos os ofícios e pedidos para fornecedores eram feitos manualmente. “Agora, com o tempo que ganho, trabalho para otimizar as negociações. Também eliminamos o uso de papel, o que reduz custo para nós e diminui o impacto ambiental de nossa atividade”.
O Departamento Comercial da TV e Rádio Aparecida também ganhou tempo com as ferramentas do Apolo e com a integração. Ana Lúcia Rosa Dias, coordenadora do Departamento, elogia a versatilidade do Apolo. “Faço o contrato, a fatura é emitida, vai para a contabilidade e o boleto é gerado, indicando até a comissão dos vendedores responsáveis pela comercialização da propaganda. Antes levava uma semana para realizar essa operação que agora fazemos em um dia”, elogia Ana.
Organização de dados, relatórios e diminuição do retrabalho
Para Santos, que passou a utilizar o Apolo BI (Business Intelligence), ferramenta que possibilita a manipulação dos dados e a elaboração imediata de relatórios, foi possível organizar, analisar, distribuir e agir sobre as informações mais relevantes em tempo hábil. As mensurações de ocorrências no sistema, na assistência técnica e as chamadas na rede geram uma ocorrência, facilitando a análise do sistema e de seu funcionamento. “As análises são feitas em tempo real Fazemos a mensuração de ocorrências nos setores e já emitimos um resultado. Todas as chamadas geram uma ocorrência, o que dá um resultado final. Isso é muito importante para fazermos os relatórios e sanar possíveis erros futuros”, afirma Santos.
Toda a Rede Aparecida se beneficiou com instalação do sistema da Riosoft. A integração dos setores diminuiu o retrabalho e ofereceu agilidade para reunir informações para apuração mais ágil dos resultados. A otimização das operações garantiu também economia. Os custos foram reduzidos em 40% e os recursos poupados foram investidos na aquisição de servidores mais modernos.
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