Quando começa a campanha eleitoral?
Sugestão de artigo
Superadas as dificuldades burocráticas que envolvem convenções e registro das candidaturas, é hora de começar dar início à campanha eleitoral. Mas, quando?
Ora. Ontem! Quanto mais cedo o candidato iniciar os trabalhos, melhor. A mídia espontânea, aquela relativa à cobertura cotidiana dos veículos de comunicação e o “boca a boca” devem ser explorados desde o primeiro dia de campanha.
A imprensa dará ênfase àqueles que estiverem em evidência nas pesquisas de intenção de voto, por isto quanto mais cedo o candidato aparecer publicamente, mais facilmente será lembrado e mais rapidamente poderá alcançar posições de liderança na disputa. Nesse primeiro momento, sem propaganda gratuita em TV e rádio, conta o contato com o eleitor e a melhor e mais eficaz propaganda do mundo que é o “boca a boca” ou marketing viral.
As pesquisas refletem o que está sendo falado nas ruas, ou seja, a popularização do candidato, retratada em números e percentuais. Ao responder uma pesquisa, o entrevistado vai escolher o primeiro candidato que lhe vem à mente. E este entrevistado certamente também irá influenciar o vizinho ou o amigo. Ou seja, a pesquisa nada mais é do que um “boca a boca” passado a limpo, portanto, quanto mais cedo o candidato estiver na mente dos eleitores melhor será. Existem indicativos de que, para fixar na memória de uma pessoa, um nome deve ser falado para esta no mínimo sete vezes.
Quando um candidato aparece na lista dos mais lembrados, ele não está apenas comprovando sua capacidade de conquistar um lugar na memória de seus eleitores, mas contribuindo para que seu nome, ideias, projetos e imagem sejam disseminados entre novos eleitores.
Além das agendas em público, um bom planejamento de marketing e comunicação terá a função de fixar e fortalecer a imagem do candidato na memória dos eleitores. Esta estratégia se torna ainda mais importante nesta época de acesso fácil à tecnologia. É preciso fazer desse eleitorado portadores e retransmissores de mensagens, criando um efeito de contágio.
O marketing de relacionamento ajuda a fortalecer a lembrança do candidato ativa na mente do eleitor. Este é o grande mérito desta estratégia. Em contraposição às numerosas propostas e faces a serem lembradas e classificadas, o reforço por meio da evidência e da relação constante aproxima e familiariza um único nome, uma única imagem.
A filosofia do marketing de relacionamento é exige uma prática diária, criando experiências de satisfação, proximidade, intimidade com os eleitores. Consequentemente trará como efeito o grande momento mágico que será a divulgação pelo “boca a boca”.
Sobretudo, o que deve ser levado em consideração é o fato de que, enquanto a propaganda está ligada à informação da campanha eleitoral, o “boca a boca” está ligado diretamente ao conhecimento e, principalmente ao relacionamento pessoal e experiências dos eleitores.
Campanhas com alto volume de investimentos e vasto time de cabos eleitorais também são uma excelente estratégia, porém cara e muitas vezes ineficazes, pois além de envolver salários, carros, combustíveis, logística, riscos e investimentos, implica em prováveis exclusões já que nem sempre todo território da campanha é alcançado.
O marketing de relacionamento faz um trabalho similar, sem altos investimentos, com baixo risco trabalhista e alcançando desde as pessoas com alto grau de instrução até as mais simples e humildes. De qualquer modo, uma vez que o eleitor é conquistado, certamente terá um peso tremendo na decisão do voto. Porém, sempre é bom lembrar que a mente do eleitor não é estática e estará sendo, todos os dias, influenciada por uma enxurrada de informações formuladas e divulgadas com o objetivo de formar a nossa opinião.
Altamiro Castelan
Diretor Comercial da Riosoft – www.riosoft.com.br
Graduado em Publicidade- Unilago
Especialização em Marketing Alta Tecnologia – ESPM
Participou de várias campanhas utilizando-se do Marketing Direto.
Mais informações
Assessiva Comunicação – www.assessiva.com.br – (17) 3219-7202
Henrique Fernandes – assessor de comunicação – (17) 9106-8836
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